Aos 89 anos, Dona Lourdes é uma vereadora exemplar

De todas as pessoas eleitas para um cargo de vereador no Brasil, ela é a que possui idade mais avançada – e a experiência conta muito em seu bom trabalho

Dona Lourdes, vereadora de Curitiba

Maria de Lourdes Beserra de Souza, conhecida como Dona Lourdes do Santa Quitéria ou apenas Dona Lourdes, é uma pessoa muito querida na cidade de Curitiba. Em 2004, candidatou-se ao cargo de vereadora da cidade pela primeira vez e já garantiu o seu lugar como parte da gestão da cidade. 13 anos depois, ela segue firme em seu cargo e conta com uma marca histórica em sua vida: com 89 anos completos em 3 de dezembro de 2016, ela é a pessoa mais velha entre todos os vereadores do Brasil em exercício.

Em prol da cidadania

O bom resultado de estreia, no entanto, não foi uma surpresa do acaso. Dona Lourdes se envolve em causas sociais há muito tempo, sendo que pôde até intensificar seus esforços em uma delas após a primeira eleição: com a exposição política e os próprios recursos financeiros pessoais (falta verba no gabinete), ela auxilia pessoas a encontrarem documentos e certidões em todo o Brasil.

Isso faz parte de um programa de recuperação da cidadania para aqueles que se encontram à margem da sociedade e buscam reencontrar a própria identidade. Com acesso aos documentos de identificação, essas pessoas podem fazer parte de programas de educação e saúde com maior facilidade.

Sempre atenta ao que ocorre nos bairros e à cultura popular, Dona Lourdes é uma entusiasta do bem-estar do povo. Para isso, ela está sempre presente no cumprimento de suas atividades diárias na Câmara Municipal, sem nunca ter faltado, se atrasado ou justificado um dia sequer. Com saúde e motivação pelo bem do próximo, ela vai ainda mais longe!

A força da mulher na política

Ao longo de sua experiência de vida, Dona Lourdes presenciou as mulheres ganhando cada vez mais voz e espaço com o passar do tempo. De uma rotina de submissão, elas conquistaram cada vez mais destaque com muita competência – ela mesma é uma prova disso, inclusive.

Com o exemplo dessa mulher guerreira, espera-se que muitas sigam os seus passos e, de alguma forma, procurem fazer a diferença para um mundo melhor. Afinal, nunca é tarde para tomar uma atitude pelo bem.

E você, também gostaria de ter alguém como a Dona Lourdes na Câmara da sua cidade? Conta pra gente!

Adaptado de: Revista TPM