Árvores nas ruas trazem sensação de bem-estar e riqueza às pessoas

Além de lindas e serem um presente da natureza, as árvores também fazem bem a nosso espírito, trazendo sensação de paz e tranquilidade.

Foto: Creative Commons / Flickr – Cristian Bortes

Foto: Creative Commons / Flickr – Cristian Bortes

Todos sabem a importância da presença de árvores nas ruas, na vizinhança e em todas as cidades. Elas ajudam a evitar a poluição do ar gerada pelos automóveis e, é claro, deixa a paisagem muito mais bela.

Mas um novo estudo publicado pela revista Nature mostrou que há uma forte relação entre a abundância de árvores nas ruas e o bem-estar dos moradores da região. Os autores da pesquisa descobriram que se for plantado em média 10 árvores em um quarteirão da cidade já melhora a percepção da saúde da população.

Esse estudo reforça a necessidade de se investir cada vez mais na arborização das cidades, influenciando quase que diretamente no bem-estar das pessoas e também na sua saúde. Ao realizar esse estudo, os pesquisadores tomaram o cuidado de controlar o resultado incluindo outras variáveis, tais como idade, dieta e renda. E o mais interessante: esses pesquisadores indicaram que o verde no espaço urbano pode transmitir a sensação de 1,4 anos de idade a menos a quem estiver exposto a elas. Curioso, não?

Saúde, bem-estar, tranquilidade, VIDA! As árvores são elementos fundamentais para nossa cidade e para nosso cotidiano. Preservá-las é amar o meio ambiente e tudo o que o envolve.

E então, quantas árvores há perto da sua casa e na sua cidade? Você colabora com o meio ambiente também? :)

Adaptado: EcoGuia.net