As panelas que você usa, podem afetar a sua saúde!

Conheça as substâncias tóxicas que podem ser liberadas em seus alimentos.

A qualidade dos ingredientes e modo de preparo, estão sempre ligadas a uma alimentação saudável. No entanto, esses não são os únicos indicativos para uma comida gostosa e saudável. Acredite se quiser, sua panela pode influenciar na preservação dos nutrientes dos alimentos.

O material da panela pode até mesmo alterar o sabor de alguns legumes, como chuchu e cenoura. Além disso, cada panela necessita de um cuidado diferente para cozinhar determinado tipo de alimento.

Veja alguns exemplos:

Aço Inoxidável 

Essas panelas com fundo triplo, podem atingir altas temperaturas. São compostas por ferro e também com alguns materiais como cromo e níquel.
O níquel por ser um material tóxico, está relacionado a alergias, dermatites, asma, etc…

Resultado de imagem para panela de barro

Panela de barro

Por serem porosas são fáceis de acumular resíduos. Além disso, podem levar ao aumento na proliferação de fungos e bactérias e não oferecem riscos de contaminação por minerais ou metais tóxicos.

Resultado de imagem para panela de ferro

Panela de ferro

A panela de ferro, diferentemente da de aço inoxidável, não há tanto perigo em usa-la, pois ela é uma aliada para quem tem deficiência de ferro. Porém, é importante ressaltar que a panela de ferro pode alterar a cor e o sabor dos alimentos, e também, sua má conservação pode levar ao aparecimento de ferrugem, que é prejudicial a saúde.

Resultado de imagem para panela de titanio

Panela de titânio

Essas penelas além de mais caras, são ótimas para armazenar os alimentos depois de cozinhá-los.  São antiaderentes e dispensam a adição de gorduras nas preparações e também não liberam nenhuma substância tóxicas durante o uso.

 

Resultado de imagem para panela de vidro

Panela de vidro

Outra panela que tem uma ótima capacidade de conservação, é um dos materiais mais seguros quando se fala de toxicidade, pois não libera nenhuma substância tóxica ao organismo!

Resultado de imagem para panela de ceramica

Panela de cerâmica

Também é mais cara que as convencionais, porém, possuem vantagens em relação às demais como: Facilidade na limpeza, antiaderência e conservam o calor dos alimentos.
Porém, é necessário fiscalizar a procedência da produção e qualidade da panela, pois as não certificadas, podem conter chumbo e cádmio na tinta presente.

Resultado de imagem para panela de aluminio

Panela de alumínio

As panelas de alumínio podem liberar metal nas preparações. É comprovado que altos níveis de Alumínio no corpo estão associados a doenças como Alzheimer e Parkinson e, durante a infância, a intoxicação por alumínio pode provocar hiperatividade e distúrbios de aprendizagem.

Resultado de imagem para panela esmaltada

Panela esmaltada

Assim como as panelas de cerâmica, podem conter chumbo e cádmio na composição, por isso, é necessário uma fiscalização intensa.

 

Resultado de imagem para panela pedra sabão

Panela de pedra-sabão 

Além de fáceis de lavar, não alteram o sabor do alimento e são antiaderentes, mas, dependendo do material que foi fabricada, pode liberar metais como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

 

Resultado de imagem para panela antiaderente

Panela antiaderente

Em sua composição estão o PFOA (ácido perfluoroctanóico) e o PTFE (politetrafluoretileno), ambos problemáticos para a saúde, porém, só são liberados quando a panela começa a descascar, por isso, quando começar, deve ser prontamente substituída.

Fonte: Minha Vida

 

O dia mais importante? Hoje.