Você costuma lavar o frango antes de cozinhá-lo? Entenda por que isso é errado

frango

Foto: Creative Commons / Flickr – Michael Eccles

A carne de frango, além de deliciosa, é um alimento extremamente rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. Porém essas mesmas características tão benéficas fazem com que a carne seja mais propícia a desenvolver micro-organismos, isso se não for conservada de modo adequado e higienizada em condições ideais de limpeza. E lavá-lo antes de cozinhar pode ser um erro que pode aumentar essa contaminação.

A água corrente, ao tocar o frango, pode espirrar em vários outros lugares ao redor, como a pia, bancada e outros alimentos que podem estar ali. É assim que acontece a contaminação cruzada, pois quando se lava o frango várias bactérias podem se espalhar e contaminar o ambiente. Uma pesquisa até mostrou que 90% das donas de casa e cozinheiros dos Estados Unidos costumam lavar o frango antes de cozinhá-lo.

Por isso, é importante lembrar que não é lavando que se elimina essas bactérias. Elas podem ser eliminadas somente em seu cozimento! Isso é tão importante que algumas universidades dos EUA criaram a campanha “não lave seu frango”, já que duas das bactérias presentes no alimento (chamadas Salmonela e campylobacte) podem causar desde diarreia até o desenvolvimento de doenças autoimunes. Então é melhor ficar de olho e mudar esse hábito na hora de cozinhar o frango, certo?

E você, tem o hábito ou não lavar de o frango? Pretende mudar esse costume? Conta pra gente nos comentários!

Adaptado: Bolsa de Mulher

Notícias mais lidas

Leia Também