7 benefícios do tricô para a sua saúde

00

Confortável no sofá de casa, tomando sol no banco do parque, na sala de espera do consultório, enquanto assiste a novela, o tricô é uma atividade que você pode fazer em qualquer lugar!

O tricô é uma atividade que oferece benefícios para a saúde física e mental. Ele ajuda a diminuir o ritmo cardíaco, a tensão muscular e a pressão arterial. Assim como nos obriga a pensar continuamente para não perder nenhum ponto, escolher o tipo de lã, escolher o modelo de pontos ou se precisaremos de agulhas especiais.

Tricotar estimula as conexões neurais e nos mantem hábeis, algo que, com o avançar da idade, é essencial para evitar problemas cognitivos, como os casos de demência. Tricotar leva a um estímulo cerebral que vai além da simples repetição dos movimentos das mãos.

Durante essa prática, os nossos braços e mãos estão em constante movimento, tocamos a textura da lã, desfrutamos das cores, ouvimos instruções enquanto aprendemos e ativamos a parte do cérebro responsável pelo planejamento da ação e da imaginação.

01

Que tal pegar um par de agulhas e uma lã bem bonita e começar a tricotar? Ainda está indecisa? Então conheça os 7 benefícios que o tricô pode trazer para a sua saúde:

  1. As repetições dos pontos de tricô produzem o que é chamado de “Resposta de relaxamento”: ou seja, repetir pontos por diversas vezes seguidas causa um efeito de relaxamento e isso produz em nosso corpo um efeito semelhante ao obtido com a prática da ioga.
  2. O tricô pode ser o bálsamo do qual você precisa diariamente para ficar mais calma, tornando-se um grande aliado para escapar de seus problemas. Você se envolve tanto com a atividade que está realizando que acaba se isolando dos problemas. É uma atividade que estimula o cérebro, ajudando a relaxar e a reduzir os níveis de estresse.
  3. Ajuda a melhorar o humor e a alegria. Reduz os hormônios do estresse e, ao mesmo tempo aumenta a felicidade, pois ajuda na produção de serotonina, hormônio do bem estar.
  4. O tricô favorece a capacidade de concentração e pode funcionar como uma verdadeira terapia para aqueles que sofrem de déficit de atenção.
  5. Proporciona uma sensação de bem-estar e aumentar a autoestima, já que com as nossas próprias mãos, estamos criando uma peça de vestuário. Fortalece a autoconfiança, ajuda a nos esforçarmos e a cultivar a paciência.
  6. Ensina-nos a alcançar nossos objetivos e a não desanimar, mesmo se falharmos na primeira tentativa, porque quando você está aprendendo a tricotar você precisa desfazer o trabalho inúmeras vezes e começar do zero. Uma experiência que você pode aplicar na vida.

02

Notícias mais lidas

Leia Também