Quando uma amizade pode virar namoro?

Você possui algum amigo especial? Amizades existem e podem ser cultivadas por toda a vida, mas você sabe identificar se a sua amizade pode virar um relacionamento mais sério?

relacionamento

Foto: creative commons/Flickr – Moyan Brenn

É namoro ou amizade? A clássica pergunta pode ser bem conveniente em alguns momentos, em especial quando se possui um amigo mais íntimo. É bem verdade que a amizade entre um homem e uma mulher já superou muitos preconceitos e hoje é até bem vista pela sociedade.

Mas, em alguns casos, muitos amigos já devem ter se perguntado: será que a relação é verdadeiramente baseada na amizade ou existe algo mais? Escutamos um psicólogo para tentar entender melhor se a amizade pode mesmo se transformar em namoro.

Quantas vezes você já não ouviu falar que amizade entre homens e mulheres não existe? Inúmeras vezes, não verdade? Mas isso tem mudado. Segundo o psicólogo Alexandre Bez, a amizade entre homens e mulheres pode existir sim, e é cada vez mais comum.

“Pode haver amizade, desde que não haja interesse inconsciente pela pessoa. Mas pode existir também um interesse oculto. Então, o indivíduo entra em uma situação conflitante. Não sabe se revela o interesse e compromete a amizade, ou se continuam amigos.”

Mas, em outros casos, os amigos podem vir a namorar também. Bez explica que isso acontece porque na amizade o nível de entrosamento é grande entre o casal, podendo facilitar a mudança de uma relação para outra.

“O nível de entrosamento é grande, bom e alegre. Não é um relacionamento marcado por questões do dia a dia que minam a relação. Porém, a pessoa pode apresentar alguma carência, ou ter uma tendência à solidão ou depressão, e essa amizade pode confortar a pessoa, surgindo uma confusão.” – explica o especialista que completa: “O único jeito de a amizade virar namoro é se na relação houver a presença do sentimento amor por ambas as partes.”

Relacionamento

Foto: Creative Commons/Flickr – Candida.Performa

Ainda de acordo com o psicólogo, algumas situações podem dificultar que essa amizade se transforme em namoro. A primeira é se a pessoa confidencia muito sua vida para o amigo, como o caso de homens que contam seus relacionamentos íntimos para as amigas. Ou se a mulher possui um comportamento mais desregrado e conta para o amigo. Além disso, de acordo com Bez, há aquelas situações em que as pessoas se tornam amigos dos outros com interesse de conquistar o outro. “Você pode acabar perdendo a amizade à medida que a pessoa descobre o interesse.”

Mas como saber se a amizade pode virar namoro? O psicólogo dá um conselho. “Uma grande dica é tentar entender o emocional do amigo, suas dúvidas e sentimentos. A partir desse diálogo, a pessoa deve tentar saber se vale a pena a amizade ou investir no relacionamento.”

Caso você nutra realmente um sentimento pelo seu amigo, o especialista conta que o melhor jeito de revelar o que sente é ir direto ao ponto, porém deve-se conversar com a pessoa de forma polida. Assim, são cortadas as esperanças pela raiz, evitando um sofrimento maior. Mas nem sempre revelando que há outro sentimento pela pessoa será possível surgir um novo relacionamento. “Existem mulheres que não entendem e acabam até terminando a amizade. Ou então, às vezes o amigo pode lembrar um ex-parceiro, e a mulher só quer amizade. E pode ser também porque os dois não combinam como casal. São várias as questões.”

Relacionamento

Foto: Creative Commons/Flickr – Donald Windley

O psicólogo Alexandre Bez dá cinco conselhos para você refletir se o relacionamento pode ser namoro ou continuar na amizade. Veja a seguir:

1- Em qualquer tipo de relação, a pessoa deve respeitar a integridade moral e emocional do outro. Deve haver um cuidado para não ferir o espaço e invadir o espaço do amigo.

2- Sensibilidade e competência também são importantes. A pessoa deve observar se aquele é o momento propício para revelar o interesse no amigo.

3- A pessoa deve perceber se há afinidades entre os dois. Ela pode conseguir isso através de conversas, analisando se pode dar certo esse relacionamento.

4- E se os amigos forem diferentes, será possível dar namoro? Sim. Porém, deve-se analisar se há uma maleabilidade na relação.

5- Quem for contar ao amigo sobre o interesse deve esperar o momento certo para isso. Caso contrário, pode sabotar a amizade.

Enfim… Que o amor sempre vença!! 😉
Relacionamento
Foto: Creative Commons/Flickr – Matthew Jackson

Fonte: Mais de 50

O dia mais importante? Hoje.