Vermelho ou rosa? Entenda o significado das cores de cada flor

tulipa

Receber flores desperta os sentimentos mais variados. Na hora de presentear, além de escolher a espécier, se rosas ou lírios, por exemplo, também é importante atentar para a cor dos botões. Saiba o que significa cada uma das cores das flores e acerte na compra.

Flores Brancas: Significam o perdão, a paz, a inocência, a pureza, lealdade. Exemplos: orquídeas, rosas, lírios, tulipas.

Flores Vermelhas: O principal significado das flores vermelhas é o amor. Essa cor simboliza a paixão, atração, fidelidade e amor. Exemplos: gérberas, tulipas, rosas, crisântemos.

Flores Azuis: É a cor do céu e do mar, simboliza a confiança, harmonia, amizade, fidelidade, amor. Exemplos: íris, hortênsia, violetas.

Flores Amarelas: É uma cor alegre, que estimula a memória. É considerada a cor do verão e do sol e simboliza a amizade, o sucesso. Também expressa satisfação e alegria. Exemplos: girassol, margarida, lírio, rosa, crisântemo, tulipa, gladíolo.

Flores Roxas ou Violetas: É a cor da dignidade, do mistério, da aristocracia, da ausência de tensão, porém pode lembrar a violência, a agressão. Exemplos: hortênsias, amor-perfeito.

Flores Verdes: É a cor da esperança, simboliza prosperidade, sorte, dinheiro, fertilidade, crescimento. Exemplos: plantas, folhagens, fícus, heras, peperômia, antúrio.

Flores Laranjas: É a cor do fogo, significa contentamento, festa, fascínio e pode também revelar orgulho. Exemplos: gérberas, orquídeas, tulipas.

Flores Cor de Rosa: Simbolizam a delicadeza, beleza, juventude,  amor. Exemplos: rosas, lírios, orquídeas, gladíolos, cravos, boca-de-leão.

Combinação de Cores

Assim como as cores têm um significado individualmente, arranjos florais com flores e cores diferentes combinadas também têm um significado. Confira alguns exemplos

Vermelhas e amarela: Felicidade

Combinação de tons claros:  Amizade e solidariedade

Vermelhas e brancas: União e harmonia

Diferentes tons de rosa e vermelho: Amor e felicidade

Fotos: Divulgação.

Notícias mais lidas

Leia Também