República para maiores de 55 anos: virou tendência dividir uma casa

“Cansado de morar sozinho? Venha viver com a gente. Somos 2 mulheres de 65 e 63 anos de idade, moramos em um apartamento grande e temos 1 quarto disponível para outra pessoa. Gostamos de arte e vivemos em um ambiente multicultural. Escreva, se você tiver mais de 55 anos. ”

Esse anúncio foi feito em um site de classificados de apartamentos, em Berlim. A diferença é que ele é dedicado apenas, para pessoas com mais de 55 anos.

Na Alemanha é comum dividir casa, mas os sites costumam oferecer para os mais jovens.

Não é mais privilégio apenas dos jovens, poder dividir uma casa. Virou uma tendência, que cresce no mundo todo, dividir ou morar em comunidades.

República para maiores de 55 anos: virou tendência dividir uma casa

Fonte: Freepick

O site Senior, nos Estados Unidos, funciona desde 2015, como uma espécie de “Tinder” para quem tem mais de 55 e procura um apartamento para dividir, não existe idade limite.

É necessário preencher um cadastro, informando onde procura, quanto pretende pagar, seus hobbies e interesses e, assim, você pode ter um match com alguém que tenha um quarto para alugar na mesma região.

Se você quer alugar um quarto, o processo é semelhante.

A geração que hoje tem 70 anos, os “babyboomers”, começam a quebrar alguns tabus.

Segundo especialistas no mercado imobiliário, a tendência é que o número de pessoas acima dos 60 anos de idade morando juntos, cresça cada vez mais, pois é uma maneira mais barata, divertida, saudável de envelhecer, com mais qualidade de vida.

Se você tem sua casa própria e está morando sozinho no momento, pois os filhos já saíram de casa, alugar um dos quartos, pode gerar uma renda extra, além de se sentir menos solitário.

Cresce também pelo mundo, a criação das “co-houses” (um nome hipster, para comunidades). Algumas pessoas que viveram em comunidades nas décadas de 60 e 70, estão voltando a morar nesses espaços.

Nos Estados Unidos, existem, atualmente, 165 casas registradas e 140 em construção e boa parte delas, são dedicadas a pessoas com mais de 60 anos de idade.

Existe uma vila chamada Liano Exit Strategy, no Texas, Estados Unidos, que foi construída por 5 pessoas, para abrigar 5 amigos que se conhecem há 20 anos e decidiram envelhecerem juntos (um deles é arquiteto).

Esse tema já foi abordado no filme “E se vivêssemos todos juntos”, em que um grupo de amigos resolvem morar na casa de um deles, juntos e se divertem muito, pois são chamados pelos vizinhos de “seus hippies velhos”.

O tempo passa para todos, mas podemos tornar o processo de envelhecimento mais tranquilo, divertido.

Fonte: Uol

Notícias mais lidas

Leia Também