6 hábitos que levam a uma vida mais saudável

Algumas dicas para você garantir mais saúde e longevidade em sua caminhada no dia a dia

Idosos mantendo rotina saudável

Corpo saudável, mente saudável.

O corpo é o maior presente que recebemos ao nascer, pois nos possibilita ter acesso às mais diversas experiências e sensações. No entanto, se não cuidarmos bem dele para mantê-lo saudável, a experiência não será desfrutada de maneira plena.

Mesmo em uma fase mais avançada da vida, não se pode relaxar nos cuidados com o corpo e, para isso, alguns hábitos saudáveis devem ser incorporados à rotina. Confira abaixo o que você pode fazer para manter a saúde no auge e deixar a sua vida ainda mais feliz.

Uma boa alimentação é a base

O principal combustível do corpo é a comida. Consuma o máximo possível de alimentos naturais, incluindo frutas, verduras e vegetais em sua dieta. Tenha um bom equilíbrio entre proteínas, gorduras boas e carboidratos (estes podem ser reduzidos, mas não deixe de consumi-los, pois são fonte de energia) para a sua dieta ser mais saudável. Evite comidas muito processadas, como enlatados ou congelados repletos de sódio. Ah, cuidado com doces e frituras!

Pratique atividades físicas

O hábito de fazer exercícios em, pelo menos, 3 dias da semana já é suficiente para ativar a circulação do sangue, combater o sedentarismo e proporcionar uma sensação de bem-estar. Consulte o seu médico para saber o seu limite de intensidade e começar a praticar caminhadas matinais, corridas ou, se a sua saúde for de ferro, que tal uma academia?

Beba água, hidrate-se

O consumo de aproximadamente 2 litros de água por dia, além de hidratar, serve como inibidor de apetite e contribui para que o organismo funcione devidamente.

Cuide da postura para evitar dores

Sempre adote uma posição adequada, independentemente de estar em pé, sentar-se ou deitar-se. Evite assentos e camas desconfortáveis. Se perceber que algum desses itens em sua casa está inadequado ou com a durabilidade comprometida, troque o quanto antes!

Não consumir cigarro e álcool

Eles causam doenças gravíssimas e prejudicam o funcionamento do seu corpo de maneiras diferentes. Exatamente o oposto disso que queremos aqui, não é mesmo?

Sorria, divirta-se, aproveite a vida com alegria!

Por último, mas tão importante quanto os itens anteriores, está a dica de aproveitar a alegria de viver. Faça novos amigos (ou reencontre os antigos), realize aquela viagem planejada há tanto tempo, dance e cante a sua música favorita quando tiver vontade, enfim, curta a vida ao máximo. Só não esqueça de manter os cuidados com a saúde, combinado?

Queremos saber: como você cuida da sua saúde?

Adaptado de: Beleza e Saúde

O dia mais importante? Hoje.