9 formas de ajudar o idoso a se alimentar bem

 

Fazer com que o seu familiar idoso se alimente bem é muito importante, com uma boa alimentação é possível aumentar a imunidade, melhorar a saúde, o sistema digestivo. Confira agora 9 dicas que vão ajudar a melhorar a alimentação do idoso.

 

1 – Escolha alimentos saudáveis:

01 Pinterest

Utilizando alimentos saudáveis as refeições serão mais nutritivas e atrativas visualmente por conta do colorido. Isso pode estimular o apetite da pessoa. É possível melhorar o aroma e os sabores dos alimentos para os idosos que possuem os sentidos do paladar e olfato mais fracos.

 

2 – Ofereça alimentos ricos em nutrientes:

02 Pinterest

Alguns idosos não fazem refeições ricas em nutrientes, como deveria ser. Para isso você deve incentiva-lo a consumir gostosuras saudáveis, como manteigas de nozes, castanhas e azeite de oliveira. Cereais integrais: arroz integral, pão de trigo integral, aveia e cereais integrais. Frutas e legumes frescos, grãos ricos em proteínas, legumes, carnes e laticínios.

 

3 – Faça da refeição um evento social:

03 Google

Muitos idosos vivem sozinhos ou sofrem de depressão, com isso dificilmente cozinham a própria comida, perdem o apetite e dependem das refeições que os outros preparam. Uma solução é transformar as refeições em encontros de família, assim o idoso aos poucos, retoma o interesse pela comida.

 

4 – Incentive o hábito de pequenos lanches:

04

Com o avanço da idade, o apetite vai diminuindo e as pessoas idosas já não tem apetite para três grandes refeições por dia. Para isso, a solução é incentivar ou planejar vários lanches durante o dia. Distribuindo frutas frescas, iogurtes, pães integrais nos intervalos das grandes refeições, como no meio da manhã e no meio da tarde.

 

5 – Cuide dos problemas dentários:

05

É importante manter a saúde oral, com tudo ok o apetite pode melhorar. Se o idoso usar placa dentária, verifique se está ajustada. Verifique também problemas como cáries e tártaros.

 

6 – Vá junto ao supermercado:

06 Pixabay

Deixar que o idoso vá sozinho ao supermercado pode ser uma carga grande de trabalho. Procurar onde estacionar, carregar peso, passar muito tempo em pé desacompanhado podem ser prejudiciais. Portanto vá junto e socialize com ele, conheça suas preferencias, carregue as compras, deixe-o tranquilo.

 

7 – Dê lembranças:

07 Google

Se a memória está sendo afetada, programe suas refeições para a mesma hora do idoso. Forneça lembranças visuais e verbais sobre quando é hora de comer.

 

8 – Mantenha a conservação dos alimentos:

08 Pinterest

Em casos de emergência é importante sempre ter comida extra no estoque, para casos em que o idoso possa adoecer. A dica é manter alguns enlatados e produtos não perecíveis no armário.

 

9 – Utilize suplementos vitamínicos com moderação:

09

Lembre-se, para tal uso é importante sempre consultar o médico em primeiro lugar, para que não interfira na medicação que o idoso ingere durante o dia.

E aí, você pratica alguma dessas dicas?

 Adaptado: brasilpost.com.br

Notícias mais lidas

Leia Também