Conheça os principais benefícios da moringa

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A moringa é uma planta da família das moringáceas cujo nome científico é Moringa oleífera. A árvore é de porte pequeno, mas seus ramos podem chegar aos 10 metros de comprimento, e as folhas, raizes e suas vagens podem ser consumidas. Também conhecida como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, cedro, moringueiro e quiabo de quina, a planta é rica em nutrientes podendo ser inserida na alimentação.

Quais os benefícios?
Dentre seus benefícios, temos muitas proteínas, vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, magnésio, ferro, potássio sódio e fósforo. A sua riqueza nestes é muito grande e, para ter uma ideia da quantidade, podemos fazer um comparativo com outros alimentos: as proteínas são em mesma quantidade do que o ovo e duas vezes o que o leite possui. Em cálcio, possui quatro vezes mais que o leite; três vezes mais potássio que a banana; quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura e sete vezes mais vitamina C do que a laranja.

O consumo desses nutrientes ajuda a baixar os níveis de glicose e o colesterol ruim, além da pressão arterial. Ajuda a melhorar as articulações, combate a asma e a anemia, fortalece o sistema imunológico, fortalece os músculos e ossos, melhora as funções mentais, estimula o crescimento, protege o fígado e os rins, regenera e embeleza a pele e proporciona energia.

Como consumir?
A moringa pode ter todas as suas partes consumidas, cada uma de formas diferentes. As folhas, por exemplo, podem ser consumidas na forma de salada ou cozidas, como alimentos complementares de sopas.

Aí vão 3 receitas para você experimentar. 😉

RECEITA 01 – ARROZ COM MORINGA

– Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz

Folhas frescas de Moringa (cerca de 2 mãos cheias)

500ml de água

Caldo de galinha (em pó ou cubo)

1 cebola média

Azeite

Sal

– Preparo:

Refogue a cebola no azeite até ficar macia. Acrescente a água e o caldo, e quando ferver acrescente o arroz e deixe ferver em fogo brando.

Quando o arroz estiver quase cozido coloque as folhas de moringa, mexa com uma colher de pau (a moringa deve ficar bem misturada no arroz), tape a panela e reduza o fogo. Retire do fogo assim que o arroz estiver cozido.

RECEITA 02 – MACARRÃO COM CARNE, LEGUMES E MORINGA

– Ingredientes:

1 xícara de macarrão cozido (sugestão: gravatinha)

100 gramas de carne moída

1 colher de sopa de manteiga

1 fio de azeite

1 batata doce pequena cozida

1 pedaço pequeno de abóbora cozida

1 beterraba cozida

200g de farinha de Moringa

50g de folhas de Moringa aferventadas

1/2 lata de creme de leite

6 ovos de codorna cozidos

1 cenoura cozida

Sal e temperos a gosto (sugestões: orégano fresco, sálvia, pimenta rosa, cebola desidratada em flocos, pimentão desidratado em flocos, nozes picadas, hortelã, canela)

– Preparo:

Corte os legumes em rodelinhas finas.

Faça pequenas bolinhas com a carne moída temperada com sal.

Cozinhe as mini almôndegas e depois frite-as em manteiga com um fio de azeite.

Junte aos legumes em rodelas e ao creme de leite. Tempere.

Acrescente o macarrão e sirva quente.

RECEITA 03 – STROGONOFF DE SOJA COM MORINGA

Ingredientes:

1/2 caixinha de creme de leite de soja

1/3 pacote de proteína de soja texturizada (PVT ou PTS) grossa hidratada em água fervente por 15 min e muito bem espremida

2 azeitonas verdes

Orégano, manjericão, Moringa, pimenta, shoyo e sal a gosto

1/2 tomate picado

1/2 cebola picada

2 dentes de alho espremidos

2 colheres de sopa de extrato de tomate

Preparo:

Em uma panela, dourar a cebola e o alho em óleo. Em seguida, acrescentar o tomate e a PVT já hidratada, e refogar. Acrescentar o shoyo e os temperos a gosto.

Quando já estiver bem refogado, acrescentar o extrato de tomate e ir colocando água aos poucos, sem deixar ficar muito líquido. Deixe ferver um pouco e desligar.

Com o fogo desligado, acrescentar o creme de leite de soja e misturar bem.

Está pronto para servir.

Adaptado: Benefícios Naturais e Projeto Moringa

Notícias mais lidas

Leia Também