Alimentos indispensáveis a partir dos 50 anos de idade

As necessidades nutricionais do corpo muda de acordo com a idade. A partir dos 50 anos, a dieta precisa favorecer a manutenção da massa muscular, ajudar a prevenir doenças ou complicações relacionadas ao diabetes, hipertensão, câncer, osteoporose, entre outras. Por isso é necessário ter uma alimentação saudável e para tanto, alguns alimentos são indispensáveis.

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Os especialistas recomendam que todos os grupos de alimentos sejam incluídos na dieta e por isso, deve-se fazer o acompanhamento médico, para que seja avaliado a quantidade de nutrientes necessários para cada pessoa.

Alimentos que não podem faltar na dieta:

Leite e derivados desnatados: são ricos em cálcio e proteínas, contribuem para os ossos, auxilia no controle do funcionamento do sistema cardíaco e também da pressão arterial. Os especialistas sugerem o consumo de leite, queijos, iogurtes, por exemplo.

Farelo de aveia: Possui um composto denominado B-glucana, que ajuda a controlar a glicose, colesterol e também auxilia na prevenção ao câncer de cólon.

É rica em fibra, portanto, colabora com a manutenção do intestino e também aumenta a sensação de saciedade. Pode ser consumido com frutas, leite, no preparo de bolos, pães, tortas.

Peixes: O consumo de 1 filé de peixe, como salmão e atum, por exemplo, ricos em ômega 3, que atua como um anti-inflamatório, ajuda a prevenir doenças como artrite, esteatose, diabetes, entre outras doenças. O ideal é consumir pelo menos 1 vez por semana.

Carnes vermelhas, feijão e lentilha: Esses alimentos devem ser consumidos, preferencialmente, nas refeições principais, pois oferecem ao organismo boas quantidades de ferro, que previne a anemia.

Também auxiliam na manutenção da massa magra, pois são fontes de proteínas, o que é muito importante, pois conforme a idade avança, existe uma perda muscular considerável.

A carne vermelha também garante a ingestão de zinco, que fortalece o sistema imunológico, o ideal é consumir os cortes magros, para evitar o excesso de gordura.

Fonte: UOL

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