Ansiedade? A solução está na respiração

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A técnica é ‘importada’ do ioga e tem vários nomes como Nadi Sodhana, Anuloma Viloma, Pranayama, ou mais popularmente conhecida como Respiração Alternada… Mas não se assuste com esses termos, não é nada tão complicado quanto parece. Depois que você dominar a técnica respiratória uma vez, você verá como ela fluirá naturalmente e já notará os benefícios. 😉

Leia mais: 8 razões para você praticar ioga

Vamos lá!
Sente-se em uma postura firme e confortável, mantendo a coluna sempre ereta. Uma boa opção é se sentar em uma cadeira com as mãos no joelho, pés bem apoiados no chão e costas bem retas no encosto.

1 – Fechando a narina direita com o polegar, respire fundo pela narina esquerda

2 – Agora, fechando a narina esquerda com o dedo anelar e liberando a narina direita, solte o ar pela narina direita.

3 – Mantendo a narina esquerda bloqueada, inale o ar que pela narina direita.

4 – Fechando agora a narina direita novamente com o polegar solte o ar pela narina esquerda.

5 – Repita o procedimento por mais ou menos 5 minutos. É só ir alternando a respiração de narina em narina.

Algumas dicas:
– Comece por um período de 2 minutos e vá aumentando conforme se tornar mais confortável.

– Comece e termine sempre pela narina esquerda.

– Lembre-se que você só troca de narina com os pulmões cheios de ar.

– Quando você estiver bastante acostumada, comece a contar os segundos que segura o ar entre uma respiração e outra. Comece segurando por 4 segundos e vá aumentado até 16 segundos. E lembre-se de nunca soltar todo ar de uma vez, é importante manter um ritmo.

– Procure praticar a técnica pelo menos 3 vezes por semana.

Essa técnica se estende bastante quando se trata dos benefícios, estabiliza a mente, equilibra funções cardiorrespiratórias, melhora o sono e evita fadiga mental. 😉

Observe-se antes e depois de começar a praticar e veja o que está mudando.

Adaptado: Catraca Livre

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