Conheça os alimentos que fazem mal a sua próstata

Saiba quais os alimentos que podem acabar com a saúde da próstata e afaste-se deles.

Em parceria com Eu Planejo 360

01
foto: Creative commons/Torbakhopper

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor do homem que produz e armazena parte do fluido seminal. O tumor nesse órgão é o tipo de câncer mais comum em homens acima de 50 anos e, hoje em dia, representa cerca de 4 em cada 10 casos de cânceres que atingem a população masculina dessa faixa etária.

A doença pode ser diagnosticada precocemente pelo polêmico exame de toque retal, que é um exame muito simples e importante para a saúde do homem. Por isso, pensar na saúde em primeiro lugar e deixar certos “orgulhos” de lado pode evitar que o pior aconteça.

Para quebrar esse grande “tabu” existem grandes campanhas e movimentos de conscientização sobre a prevenção da doença como, por exemplo, o Novembro Azul que vem informando muita gente e salvando vidas.

Leia mais em: Conheça o câncer de próstata

Mas estamos aqui hoje para falar de prevenção por meio dos hábitos alimentares. Muita gente vem informando quais alimentos evitam o desenvolvimento do câncer de próstata, mas saber apenas quais deles podem prevenir a doença não é o suficiente, já que existem outros que facilitam as chances de seu desenvolvimento.

Veja o que você deve começar a EVITAR daqui pra frente:

1 – Carne vermelha: Estudos realizados pelo Instituto do Câncer nos EUA mostram que homens que consomem uma grande quantidade de carne vermelha têm 12% a mais de chance de desenvolver câncer de próstata do que homens que consomem pouca ou nenhuma.

2 – Laticínios: A grande quantidade de cálcio adquirida através de laticínios está ligada ao desenvolvimento do câncer de próstata. A gordura e colesterol presentes nesses alimentos também são fatores agravantes.

3 – Industrializados feitos com tomate: Embora seja verdade que tomate é um excelente alimento na prevenção do câncer de próstata por conta do licopeno, você deve evitar produtos industrializados que são derivados do tomate, como os molhos. As latas contém bisfenol A, um composto que pode causar danos à próstata e saúde em geral.

4 – Batata frita: Qualquer tipo de batata frita pode ser perigosa, pois são mergulhadas em gordura saturada e sal. Além disso, as batatas contém um aminoácido chamado asparagina que quando aquecido a altas temperaturas pode formar acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena.

5 – Açúcar: O açúcar pode acelerar o crescimento das células cancerígenas por conta da glicose. Alimentos industrializados usam açúcar aos montes, a dica aqui é controlar os níveis de açúcar na dieta.

02
Foto: Creative Commons/timlewisnm

Adaptado: Wikipédia, Drauzio Varella, Areah.

O dia mais importante? Hoje.