Dicas para se proteger de doenças no inverno

Com o tempo frio e seco, que são características do inverno, é muito comum que algumas doenças se tornem mais frequentes ou se agravem. Portanto, devemos redobrar os cuidados no inverno, principalmente as pessoas que estão na melhor idade.

Um processo natural do envelhecimento, que é a alteração do sistema imunológico, deixa o corpo menos resistente, o que o torna mais vulnerável, principalmente a doenças respiratórias.

O inverno é um período que traz uma piora desse cenário, por conta das baixas temperaturas, aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

Uma gripe pode evoluir rapidamente para uma pneumonia séria, por exemplo, pois os pulmões nessa fase da vida estão com menor expansividade, o que acarreta uma maior probabilidade de doenças respiratórias, já que o tempo seco aumenta os processos alérgicos e proliferação de bactérias.

inverno

Fonte: Freepick

Cuidados importantes para serem tomados

Vacinação: É importante tomar a vacina contra a gripe, pois assim, o corpo ficará imunizado.

Hidratação: É importante reforçar a hidratação neste período mais seco do ano. Mesmo sem sentir sede em dias muito frios, é preciso ingerir água.

Isolamento térmico: É muito importante não ficar muito exposto ao frio e manter-se agasalhado, para aumentar a temperatura corporal.

Exercícios físicos: O frio não deve ser motivo para não se exercitar, deve-se pelo menos movimentar-se dentro de casa, com pequenos exercícios, para que o sangue circule, aumentando assim, a temperatura corporal.

Consultas ao médico: As consultas devem ser regulares, para que o médico consiga acompanhar e indicar o melhor tratamento, quando necessário.

Ao sentir diminuição no apetite, tosse contínua com ou sem secreção, queixa de falta de ar, febre, por exemplo, é necessário consultar um médico, para que o mesmo realize o diagnóstico correto, o quando antes.

Fonte: Terra

 

Notícias mais lidas

Leia Também