Jabuticaba pode ser aliada no controle da diabetes

jabuticaba

Ela ajuda no controle da diabetes e no distúrbio intestinal, auxilia no combate ao colesterol, doenças cardiovasculares e diminui os riscos de desenvolvimento de câncer de colón. Longe de ser uma inovação dos laboratórios, é 100% natural e pode estar mais perto do que você imagina, mais precisamente no tronco ou nos ramos de alguma árvore. A jabuticaba – fruta tipicamente brasileira – pode ser uma verdadeira aliada da saúde, principalmente na primavera e no verão, época em que floresce. Cada parte da jabuticaba é rica em nutrientes diversificados. “A polpa da fruta contém ferro, fósforo, vitamina C e niacina. Oferece também carboidrato como fonte de energia e é rica em vitaminas e minerais”, explica o nutrólogo do Hospital Villa-Lobos, André Veinert.

Já a casca possui muitas fibras, entre elas a pectina, uma importante aliada no combate à diabetes. “Essa fibra contribui para que os níveis de açúcar no sangue sejam mantidos próximos da normalidade”, detalha o especialista. Recentemente, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) comprovaram que a fruta é capaz de reduzir em até 62% os níveis de açúcar no sangue. “A jabuticaba possui também uma boa quantidade de flavonoides, principalmente as antocianinas”, afirma o médico.

Ele explica que os flavonoides são compostos químicos com diversas ações metabólicas: anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas e antialérgicas. Também ajudam a evitar o aparecimento de alguns tipos de cânceres e agem como antioxidantes, prevenindo a ação de radicais livres, o envelhecimento e morte celular precoces, diminuindo o risco de doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares. “A fruta ajuda também no bom funcionamento intestinal pela ação das fibras da casca. Há também a vitamina C, que age como fator de proteção do sistema imunológico, além de ser importante na formação do colágeno”, diz o médico do Hospital Villa-Lobos. O colágeno é responsável por dar firmeza na pele.

 

 

 

Com relação ao ferro e ao fósforo presentes na jabuticaba, o nutrólogo explica que o ferro é importante na prevenção de anemias e o fósforo tem papel fundamental na saúde dos ossos e no metabolismo de energia. “O ideal mesmo é consumir o alimento integralmente para melhor aproveitamento dos nutrientes”. Vantajosa em cada pedaço pode ser ótima pedida para sucos, geleias e, principalmente, ao natural. Se for possível, direto do pé de jabuticabeira.

Notícias mais lidas

Leia Também