Manchas senis: o que são e por que surgem?

Imagem01

Foto: Creative Commons / Pixabay

Com o passar dos anos vamos percebendo algumas mudanças em nosso corpo e na nossa pele. Algumas ruguinhas aqui, outras ali, e entre elas estão as manchas senis, aquelas pintinhas que aparecem principalmente nas mãos e nos braços.

Mas olha que curioso: apesar do nome, essas manchinhas não aparecem somente em pessoas mais velhas não. Elas são mais suscetíveis, sim, a aparecerem em pessoas na terceira idade, mas pessoas de várias idades podem ter manchas senis, porque elas estão bastante relacionadas à exposição solar. Ou seja, pessoas que passam bastante tempo no sol sem usar o protetor solar têm mais chances de ter manchas senis independentemente da idade.

A exposição ao sol faz com que haja um aumento na produção de células conhecidas como melanócitos, que aumentam a melanina. É por isso que surgem manchas escuras, geralmente em áreas mais expostas como o rosto, costas, pescoço, peito, ombros e mãos.

Além desses dois fatores, sol e envelhecimento, outras causas também podem ser a genética, o estresse, gravidez, deficiência de vitaminas e o fraco funcionamento do fígado. Essas manchas são inofensivas, comprometendo somente a estética da pele. Pra quem se incomoda com essas manchinhas, é indispensável o uso do protetor solar para preveni-las.

Remédios caseiros ajudam!

Pra quem não deseja mais ter as manchas senis, a dica é apostar em soluções caseiras para clareá-las. Confira algumas delas:

Suco de limão: o suco de limão tem propriedades clareadoras, o que ajuda a clarear todas as manchinhas marrons da pele. Aplique o suco direto na área afetada, deixe agir por meia hora e enxague com água fria. Repita o procedimento duas vezes ao dia por cerca de dois meses para conferir os resultados. Em caso de peles sensíveis, acrescente bastante açúcar até formar uma pasta e aplique. Lembre-se de nunca se expor ao sol durante esse processo.

Óleo de rícino: o óleo de rícino ou óleo de mamona tem propriedades curativas, assim como a vitamina E, óleo de coco, azeite de oliva e óleo de amêndoas. Aplique o óleo de rícino com o auxílio de um algodão e massageie suavemente a área afetada, deixando agir por alguns minutos. Repita o procedimento duas vezes ao dia, uma vez de manhã e outra à noite.

Mamão: alguns nutrientes presentes no mamão ajudam a esfoliar a pele e a reduzir manchas senis, acnes e outros diversos problemas da pele. Para isso, use uma colher de mamão fresco ralado e massageie sobre a área afetada. Deixe agir por 20 minutos e depois lave com água morna. Repita o método duas vezes ao dia.

E você, o que acha das manchas senis? Comente! 🙂

Adaptado: Doutíssima

Notícias mais lidas

Leia Também