Obesidade a partir dos 50 anos pode estar associada a um risco maior de Alzheimer

Estudos publicados no periódico Molecular Psychiatry, mostraram que estar acima do peso na meia idade, é um fator que pode estar associado ao aumento do risco de desenvolver o Mal de Alzheimer.

Os cientistas estudaram 1.394 pessoas com cognição normal e idade média de 60 anos. Foi feito um acompanhamento que durou em média, 14 anos. Durante esse estudo, 142 participantes desenvolveram a doença.

obesidade

Fonte: Freepik

Este estudo também descobriu que um IMC (índice de massa corpórea), mais alto, estava associado a depósitos maiores de emaranhados neurofibrilares, detectados por necropsia, uma das características de deterioração cerebral causada pela doença.

O Dr. Madhav Thambisetty, que é o principal autor e especialista em Neurologia do Instituto Nacional do Envelhecimento, afirmou: “A idade de desenvolvimento não é tão bem estudada quanto ao risco. Ao mesmo tempo em que tentamos descobrir a cura, queremos retardar o início dos sintomas. Não poderemos testar nenhuma intervenção em potencial até sabermos quais fatores aceleram esse início. Essa informação talvez seja mais importante que a busca por tratamento. ”

É importante frisar a necessidade de manter uma alimentação equilibrada, consultar um médico com frequência, para manter os exames e a saúde em dia.

Fonte: Uol

Notícias mais lidas

Leia Também