Orelha vermelha: Será que estão falando mal de mim?

Orelha Vermelha

Foto: Reprodução/o sucesso

Quem nunca ficou com a orelha vermelha e quente e logo em seguida ouviu a frase “tão falando mal de você, morde a gola da camisa ou a alça do sutiã que a pessoa que estiver falando mal vai morder a língua!”. Também dizem que se a orelha esquerda estiver vermelha e muito quente estão falando mal de você, e caso for a orelha direita estão falando bem.

Deixando superstições, crenças e significados de lado um pouco, você sabe o que acontece no corpo para que a orelha fique desse jeito? A professora da UFCS especializada em dermatologia, Elisa Bau, diz que isso acontece porque os “vasinhos” de dentro da orelha se dilatam permitindo uma melhor circulação do sangue nela, fazendo com que ela esquente.

Esta dilatação ocorre em qualquer lugar do corpo, mas nem sempre aparece. No caso das orelhas, elas ficam mais aparentes porque a pele é bastante fina. O estresse e o nervosismo estão entre os motivos mais fortes para ficar com a orelha vermelha, às vezes por isso associamos as fofocas, afinal, isso irrita bastante. Remédios vasodilatadores, álcool, febre e a enxaqueca também são causas dessa dilatação.

Adaptação: resumo da moda, o sucesso blog

Notícias mais lidas

Leia Também