Vila dos Idosos, a moradia modelo da terceira idade em São Paulo

Não, não é um asilo. A Vila dos Idosos propõe um lugar com muita qualidade de vida e tranquilidade para os moradores da terceira idade!

Como tivemos vários pedidos de informações sobre moradia para pessoas com idade 50+, pedimos que respondam essas rápidas perguntas para nos ajudar a reunir os grupos interessados em cada região: https://goo.gl/forms/JNc1xgJvYPITYIjR2

Foto: Jornal da Terceira Idade / Só Notícia Boa

Foto: Jornal da Terceira Idade / Só Notícia Boa

O lugar fica no bairro do Pari, na cidade de São Paulo. E se engana quem já pensa no lugar como um asilo. É simplesmente um centro de convivência tranquilo para o pessoal da terceira idade. Chamada de Vila dos Idosos, ela tem mais de 8 mil m² de área construída e pode ser considerada o primeiro projeto de locação social para idosos, sustentado pela Prefeitura de São Paulo.

A Vila dos Idosos foi inaugurada no dia 19 de agosto de 2007, depois de 12 anos de luta de idosos, profissionais e entidades que se posicionavam em prol da construção de um lugar especial para os mais velhos. Agora, são 175 moradores em 145 unidades, com 55 apartamentos de 1 quarto, sala, cozinha e banheiro, além de 90 quitinetes.

A simpática Neide Duque Silva, da foto acima, é uma das mais importantes lideranças do movimento de moradia da capital paulistana e foi a que mais batalhou pela existência da Vila, morando no lugar desde que foi inaugurado, em 2007. Ela também diz que o projeto de locação social é um modelo para todo o Brasil. Todos agradecem o excelente trabalho, Neide!

Como posso participar?

Para ser um dos moradores da Vila é necessário se inscrever na Cohab. A lista é feita e acompanhada pela GARMIC (Grupo de Articulação para Moradia de Idosos da Capital), grupo de que Neide é membro. Neide explica também que a Vila dos Idosos é exclusiva para moradores com 60 anos ou mais e com renda comprovada de até três salários mínimos. Quem mora lá paga o aluguel e condomínio (ainda que subsidiado) com valores bem menores em comparação aos valores do mercado, mas é necessário que haja um compromisso com o condomínio.

Quanto custa?

Para idosos, deve ser pago 10% do seu rendimento e o condomínio fica no preço de R$35,00. Na locação social não é importante o valor do imóvel no mercado, e sim o valor da aposentadoria do morador e suas necessidades nessa idade. Os moradores têm contrato com a Prefeitura de São Paulo, renovado a cada 4 anos.

Onde se localiza?

A Vila dos Idosos está na Avenida Carlos de Campos, 840, no antigo bairro industrial do Pari em São Paulo, SP!

Uma ótima iniciativa, concorda? Você moraria na Vila dos Idosos? Diga o que achou nos comentários!

Como tivemos vários pedidos de informações sobre moradia para pessoas com idade 50+, pedimos que respondam essas rápidas perguntas para nos ajudar a reunir os grupos interessados em cada região: https://goo.gl/forms/JNc1xgJvYPITYIjR2

 

Adaptado: Só Notícia Boa