Idosos com mais de 60 anos podem viajar gratuitamente de ônibus e obter 50% de desconto em passagens aéreas

Idosos com mais de 60 anos podem viajar gratuitamente de ônibus e obter 50% de desconto em passagens aéreas

Ter mais de 60 anos pode ser uma vantagem na hora de viajar, veja como conseguir o benefício

00

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a OMS, em 2050 estima-se que 30% da população brasileira terá 60 anos ou mais. Esse número deverá crescer mais rápido do que a média internacional, pois, enquanto em alguns países esse número duplicará, no Brasil ele irá triplicar.

Hoje o brasileiro vive em média 72.7 anos e esse aumento no tempo de vida tem gerado alguns benefícios para essa parcela da população, como o desconto em viagens. Sim!

Atualmente, pessoas com mais de 60 anos tem o direito de obter descontos de aproximadamente 50% em passagens aéreas. Cerca de 5% dos assentos das aeronaves devem ser reservados. Para obter o benefício, é necessário que o idoso realize a aquisição do bilhete com no mínimo 72 horas de antecedência.

Já para as viagens rodoviárias, o idoso possui direito ao bilhete gratuito, porém o benefício só é concedido àqueles que ganham menos de dois salários mínimos por mês. Para obter o bilhete é preciso comprovar a renda. As passagens ficam disponíveis para todos os dias e horários, inclusive nos feriados. Pela legislação, as empresas são obrigadas a reservar no mínimo dois assentos por ônibus.

Para obter o benefício, o idoso deve solicitar seu bilhete de viagem com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. O bilhete de volta pode ser adquirido na mesma ocasião.

Mas atenção!

Muitas empresas alegam que a cota já foi concedida e que os lugares já estão ocupados, com isso livram-se de conceder o benefício. Portanto, é direito do idoso que caso se encontre nessa situação, exigir a comprovação da concessão e o número dos assentos cedidos, para que possa comprovar a veracidade das alegações.

Caso o benefício já tenha sido concedido a outra pessoa, é possível que o idoso adquira sua passagem com um desconto de 50$ do valor total. O desrespeito ao estatuto do idoso, dá direito a uma indenização por danos materiais (restituição do valor pago a maior, acrescido de juros e correção monetária) e por danos morais através da justiça.

Conhecer o Brasil agora é mais fácil não é?

Da até vontade de fazer as malas!

Adaptado: mgturismo.com.br

Notícias mais lidas

Leia Também